1º Encontro de Universidades

1º Encontro de Universidades – A busca pela sinergia entre a educação acadêmica e corporativa

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

Este encontro irá discutir as oportunidades de convergência entre a educação acadêmica e corporativa e seus impactos nos processos de formação profissional nas organizações e na construção da cidadania.

A partir do “diálogo e convergência” entre universidades o tema “formação profissional” será analisado em sintonia com os diversos formatos de aprendizagem consolidados no mercado.

Durante dois dias serão apresentadas metodologias, tendências e tecnologias em formação profissional, informações do cenário atual quanto a oferta acadêmica e necessidades das organizações.

Todos participantes terão ainda, oportunidade de refletir e ampliar seus conhecimentos sobre os valores e competências na educação para Cidadania.

- Identificar oportunidades de diálogo e convergência sobre aspectos metodológicos e acadêmicos entre as universidades envolvidas;
- Incentivar o Intercâmbio de práticas que reflitam a aplicação das teorias;
- Promover a conscientização dos públicos envolvidos sobre sua atuação profissional para a cidadania;
- Refletir sobre a aderência da formação acadêmica frente às necessidades das organizações;
- Construir uma agenda que contemple as premissas para o desenvolvimento de ações conjuntas.

Programa

1

Primeiro Dia

2

Credenciamento e Welcome Coffee

Das 8h30 às 9h.

3

Abertura e Autoridades

Das 9h às 9h15.

4

Palestra Magna

Das 9h15 às 10h15. Com:

- Humberto Maturana é co-fundador, co-diretor, escritor, investigador e docente do Instituto de Formação Matriztica, do Chile. Estudou Medicina no Chile e Biologia na Inglaterra e Estados Unidos, doutorando-se em Biologia na Universidade de Harvard, desenvolvendo inovadores trabalhos científicos no MIT. Autor de títulos consagrados em todo o mundo, como: A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana (2011); Cognição, ciência e vida cotidiana (2014); Emoções e Linguagem na Educação e na Política (1998); entre outros.

- Ximena Paz Dávila Yáñez é co-fundadora e co-diretora do Instituto Matríztico, do Chile. Estudou orientação nas relações humanas e familiares com ênfase em relações de trabalho no Instituto Carlos Casanueva co-criador da Biologia Cultural. Ximena refere que sua experiência de vida e o trabalho com a dor e o sofrimento relacional conduziu seu olhar para a trama relacional do conviver humano, o que a fez deparar-se num certo momento com a descoberta de que toda a dor e sofrimento pela qual se pede ajuda é de origem cultural. O desenvolvimento deste processo levou à compreensão acerca da trama relacional da existência humana, que deu origem ao que Humberto e Ximena chamam de matriz biológico-cultural da existência humana, noção do qual evocam a dinâmica biológico cultural da origem, realização e conservação do humano.

5

Painel 1 – Diálogo e convergência entre universidades: A visão acadêmica - parte 1

Das 10h15 às 11h15. Com:

- Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na UFPE, professor colaborador do mestrado em design de artefatos digitais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, bolsista de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq em pesquisas sobre aprendizagem na cultura digital e coordenador de ciência e inovação da Joy Street.

- Prof. Dr. Luciano Sathler é Reitor do Centro Universitário Metodista e Diretor do Colégio Metodista, Professor Colaborador do Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana / CRUB. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela CEPEAD / UFMG. Atua principalmente com pesquisas e estudos nas áreas de inovação, inovação educacional, gestão universitária e educação à distância.

- Profª Dra. Graziella Maria Comini é Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Economista, com mestrado e doutorado em administração pela FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Professora Associada da FEA/USP, na área de Gestão de Pessoas, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS) e Representante do Brasil no SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Coordenadora Pedagógica do MBA de Negócios Socioambientais do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil.

- Gustavo Severo de Borba é Diretor da Unidade de Graduação da Unisinos. Pós-doutorado pela Escola de Educação do Boston College; doutorado e mestrado em Engenharia UFRGS graduação em Engenharia Elétrica pela UFSM especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Design e Diretor da Unidade Acadêmica de Graduação da Universidade da Unisinos. Líder do grupo de pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. É embaixador do TEDx no Brasil.

- Mediador: Profº Dr. André Fischer é Livre Docente na FEA/USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela mesma instituição. Coordenou o curso de graduação em Administração e o LAE, Laboratório de Aprendizagem e Ensino. Atualmente orienta um grupo de pesquisadores que produzem estudos em três áreas de conhecimento: Políticas e Práticas de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão do Conhecimento e Gestão da Cultura e do Clima Organizacional. É representante brasileiro na rede CRANET – Cranfield Network. Na FIA Business School é responsável pelo curso de especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Recursos Humanos e o MBA-RH. Coordena também, desde 2006, a pesquisa anual

6

Coffee-break

Das 11h15 às 11h45.

7

Painel 1 – Diálogo e convergência entre universidades: A visão corporativa e mediação - parte 2

Das 11h45 às 13h15. Com:

- Profº Dr. Armando Lourenzo é Reitor da Universidade Corporativa da EY, a EYU, Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos FEA/USP. Professor da FGV e no MBA da FIA; Possui mais de 20 anosFE de experiência profissional focados em gestão de pessoas, reestruturação organização, Implantação de Cursos de Pós Graduação e MBA. Autor de livros e artigos na área de negócios. Presidente do Instituto Ernst & Young.

- Daniel Pfannemüller é Superintendente da B3 Educação. Administrador pela USP, com Pós graduação e programas de educação executiva pela Boston School, Universidade de Toronto, Babson e Wharton School. Atuou como executivo em diversas organizações do setor financeiro nas áreas de educação corporativa, desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas.

- Glaucimar Peticov é Diretora de RH Bradesco.

- Mediador: Profº Dr. André Fischer é Livre Docente na FEA/USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela mesma instituição. Coordenou o curso de graduação em Administração e o LAE, Laboratório de Aprendizagem e Ensino. Atualmente orienta um grupo de pesquisadores que produzem estudos em três áreas de conhecimento: Políticas e Práticas de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão do Conhecimento e Gestão da Cultura e do Clima Organizacional. É representante brasileiro na rede CRANET – Cranfield Network. Na FIA Business School é responsável pelo curso de especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Recursos Humanos e o MBA-RH. Coordena também, desde 2006, a pesquisa anual As Melhores Empresas para Trabalhar, que utiliza a metodologia de gestão de Clima Organizacional desenvolvida pelo professor para selecionar organizações de referência no Brasil.

8

Almoço

Das 13h15 às 14h15.

9

Painel 2 – Desafios na Atração de novos talentos e da Diversidade nas Corporações

Das 14h15 às 15h45 - Com:

- Guilherme Bara é Gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço Eco, OSCIP mantida pela BASF. Foi gerente de diversidade e inclusão da BASF para a América do Sul. Foi Chefe de gabinete da Secretaria da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo, participou na diretoria do Comitê de responsabilidade social da FIESP e da assessoria especial do governador do Estado de São Paulo. Formado em administração de empresas pelo Instituto Mauá de tecnologia e tem MBA em gestão de projetos pela FIA.

- Fátima Gouveia é Superintendente Executiva de RH no Banco Santander, onde lidera as equipes de RH Negócios e Diversidade. Reuni mais de 15 anos de experiência na Gestão Integrada de Recursos Humanos, com vivência em projetos de Liderança Estratégica, Gestão de Talentos, Cultura, Desenvolvimento Gerencial e Organizacional, Clima e Engajamento, Transição de Carreira (Coaching, Outplacement e Counseling) e Search de Executivos.

- Sofia Esteves é Fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos. Professora de MBA e Especialização de RH da FIA e FGV. Comentarista e Colunista de Carreira da GloboNews, Valor Econômico, HSM, Exame e Veja.Com. Membro do Conselho de várias organizações, como Instituto SER+, Fundação Porto Seguro, Comitê de Gestão de Pessoas da Endeavor e Samsung. Especialista e Pesquisadora sobre Tendências de Gestão de Pessoas. Autora de vários livros sendo o último: “Sua Carreira” - Coleção Conta Corrente – GloboNews.

Mediadora: Profª Dra. Tania Casado é Diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP, doutora em Administração na USP. Professora Efetiva na USP. Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo; Coordenadora do PROCAR/FEA (Programa de Vida e Carreira da FEA/USP); Coordenadora do Curso de Especialização em Aconselhamento de Carreira da FIA (Fundação Instituto de Administração); VP Partnership da rede PWN-Global (Professional Women's Network).

10

Coffee break

Das 15h45 às 16h15.

11

Rodas de Conversas Temáticas Simultâneas (apresentação de artigos)

Das 16h15 às 18h.

12

Segundo Dia

13

Welcome coffee e recepção

Das 08h30 às 09h.

14

Palestra - A revolução da força de trabalho

Das 9h às 10h20 - Com:

- Claudia Costin é Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre outras funções, Diretora Global de Educação do Banco Mundial, Secretária Municipal de Educação do RJ, Ministra do Ministério da Administração, Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita, Secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e Secretária de Estado da Cultura do governo de SP. Profª convidada da Universidade de Harvard, da Universidade de Québec e consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Doutorado em Gestão, Mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV/EAESP. É professora universitária, atualmente na FGV/EBAPE, tendo também ensinado na FGV/EAESP, INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.

15

Coffee-break

Das 10h20 às 10h50.

16

Painel 3 - Educação para a Construção de Valores na Cidadania

Das 10h50 às 12h30 - Com:

- Claudia Forte é Superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil. Graduada e Mestre em Administração de Empresas, Doutora em Integração da América Latina, pela USP em 2006. Profª pesquisadora nos cursos de graduação e lato sensu do Mackenzie. Integrante do corpo de pesquisadores/consultores do PNUD, atuando no desenvolvimento de microfinanças, microcrédito, inclusão social, educação financeira e desenvolvimento regional. Conselheira e vice-presidente de Relações Externas do Conselho Regional de Administradores de São Paulo.

- Marcelo Orticelli Diretor de RH Itaú.

- Profª Dra. Maria Luisa Mendes Teixeira atua no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professora convidada do ISCTE - IUL (Portugal). Possui graduação em Educação pela PUC-SP, mestrado em Administração de Empresas pela PUC-RJ, doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid.. Dedica-se ao estudo de valores e Dignidade Organizacional. Lidera e participa de projetos em parcerias com outros pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre estes, pesquisadores da Alemanha, Espanha, Portugal e Hong Kong

- Mediador – Profª Dra. Marisa Eboli é Coordenadora de Projetos e Professora da graduação e do mestrado profissional da FIA, Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP (1996). Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP (1990). Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV/EAESP. Especialista em educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências gestão da cultura e mudança organizacional, sistemas de educação corporativa e universidades corporativas.

17

Almoço

Das 12h30 às 13h30.

18

Painel 4 – Tema: Metodologias, Tecnologias e Tendências

Das 13h30 às 15h30. Com:

- Fábio Zsigmond é Co fundador e diretor executivo do Mundo Maker, formado em Administração e é um empreendedor que trabalhou mais de 25 anos com varejo e tecnologia. Nos últimos 4 anos dedica-se a sua paixão: tecnologia e educação. Também trabalha no Projeto Ancora (www.projetoancora.org.br), uma organização sem fins lucrativos que oferece uma educação inovadora de excelente qualidade para crianças menos privilegiadas.

- Francisco Amancio Cardoso Mendes é Doutor em Educação e Físico de formação pela USP; habilitado em Microeletrônica pela Escola Politécnica (USP) e Mestre em Tecnologia Educacional pela UNESP/USP. Pesquisador Associado aos Grupos de ECCo do Instituto de Física da USP e Digit-M-Ed vinculado ao LAEL da PUC-SP. Assessor Educacional em Coordenação de projetos que envolvam área educacional.

- Henrique Heidtmann é Chefe do Centro de Graduação FGV/EBAPE e Presidente da ANGRAD. Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP. Professor e pesquisador da FGV/EBAPE, chefe do centro de graduação FGV/EBAPE. Especialista em metodologias ativas com foco na aprendizagem, especialmente, com PBL. Presidente da Associação Nacional Dos Cursos De Graduação Em Administração (ANGRAD).

- José Caetano de Andrade Minchillo é Diretor Gestão de Pessoas do Banco do Brasil.

- Marcelo de Freitas Lopes é Diretor de Tecnologia do Grupo Weducation e Sócio Fundador da Foreducation Edtech, empresa Google Edu Partner. Biólogo e Educador que se dedica em melhorar a qualidade do ensino através da formação de professores do Ensino Básico e Superior. Sempre acreditou no potencial da tecnologia no campo educacional, onde se especializou. Atuou na área de Robótica Educacional, sendo vice-campeão mundial nas competições de Atlanta.

- Vani Moreira Kenski é Vice-Presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância gestão 2015-2019), Mestre e Doutora em Educação. Graduada em Geografia e Pedagogia. Diretora/Sócia do SITE Educacional. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora-bolsista (Pq) do CNPq.

- Mediadora: Luci Ferraz é especialista em Tecnologias Educacionais - Presencial e a Distância. Doutora e Mestre em Comunicação e Educação (ECA/USP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Professora tutora, mentora e orientadora do FGV/EBAPE e FGV/IDE. Membro do NCE, ECA/USP.

19

Coffee break

Das 15h30 às 16h.

20

Palestra de Encerramento

Das 16h às 17h20.

21

Entrega dos Prêmios // Painel de Encerramento – Conclusões e Agenda de continuidade

Das 17h20 às 18h10. Com:

- Dr. Fábio Moraes e Dra. Marisa Eboli fazem o fechamento do evento com as conclusões e agenda do evento.

- Dra. Luci Ferraz fará o fechamento sobre os trabalhos apresentados.

- A coordenação executiva realizará a entrega dos prêmios.

Metodologia

Palestras de profissionais atuantes no mercado e especialistas no assunto.

Público Alvo

Profissionais em geral do meio corporativo, com ênfase no público das universidades corporativas e nos próprios funcionários que queiram narrar suas experiências em formação corporativa / extensão universitária;
Estudantes de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Pedagogia e demais interessados (públicas e privadas);
Docentes e pesquisadores em Administração de Empresas.

Aproveite o valor com desconto até 30 de setembro!

Valor promocional de R$ 1.975,00 para não associados e R$ 1.682,00 para associados até dia 30 de setembro! Após esta data, o valor de inscrição será R$ 2.290,00 para não associados e R$ 1.950,00 para associados.

Mais Informações

1º PRÊMIO INFI-FEBRABAN | MELHORES ARTIGOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA E ACADÊMICA

Estudantes das universidades acadêmicas e universidades corporativas poderão submeter trabalhos, baseados nos eixos do Encontro, que serão selecionados para apresentação.

- Premiação de até R$ 12.000,00.

- Prazo para envio dos trabalhos: de 24 de julho a 30 de setembro de 2017.

- Mais informações, acesse o Regulamento: https://www.infi.com.br/lp/infi-universidade/docs/premio_infi_regulamento_final.pdf.

Tem interesse no curso?

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Aproveite o valor com desconto até 30 de setembro!

Valor promocional de R$ 1.975,00 para não associados e R$ 1.682,00 para associados até dia 30 de setembro! Após esta data, o valor de inscrição será R$ 2.290,00 para não associados e R$ 1.950,00 para associados.

Turmas em aberto

Inicio: 17/10 a 18/10/17

FEA - USP | Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010 - São Paulo, SP

Carga Horária
16h
Horário
08h30 às 18h
Em Até 12X R$ 140,17 s/ juros
para associados
Total R$1.682,00
Em Até 12X R$ 164,58 s/ juros
para não associados
Total R$1.975,00

Receber aviso de nova turma

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL