1º Encontro de Universidades

1º Encontro de Universidades – A busca pela sinergia entre a educação acadêmica e corporativa

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

Este encontro irá discutir as oportunidades de convergência entre a educação acadêmica e corporativa e seus impactos nos processos de formação profissional nas organizações e na construção da cidadania.

A partir do “diálogo e convergência” entre universidades o tema “formação profissional” será analisado em sintonia com os diversos formatos de aprendizagem consolidados no mercado.

Durante dois dias serão apresentadas metodologias, tendências e tecnologias em formação profissional, informações do cenário atual quanto a oferta acadêmica e necessidades das organizações.

Todos participantes terão ainda, oportunidade de refletir e ampliar seus conhecimentos sobre os valores e competências na educação para Cidadania.

- Identificar oportunidades de diálogo e convergência sobre aspectos metodológicos e acadêmicos entre as universidades envolvidas;
- Incentivar o Intercâmbio de práticas que reflitam a aplicação das teorias;
- Promover a conscientização dos públicos envolvidos sobre sua atuação profissional para a cidadania;
- Refletir sobre a aderência da formação acadêmica frente às necessidades das organizações;
- Construir uma agenda que contemple as premissas para o desenvolvimento de ações conjuntas.

Programa

1

Primeiro Dia

2

Credenciamento e Welcome Coffee

Das 8h30 às 9h.

3

Abertura e Autoridades

Das 9h às 9h15.

4

Palestra Magna

Das 9h15 às 10h15. Com:
- Humberto Maturana (Co-fundador, co-diretor, escritor, investigador e docente do Instituto de Formação Matriztica do Chile).
- Ximena Paz Dávila Yáñez (Co-fundadora e co-diretora do Instituto Matríztico).

5

Painel 1 – Diálogo e convergência entre universidades: A visão acadêmica - parte 1

Das 10h15 às 11h. Com:
- Profª Dra. Graziella Maria Comini (Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP).
- Profº Ph.D Luciano Meira (Coordenador de ciência e inovação da Joy Street, Professor da Universidade Federal de Pernambuco e do Projeto CESAR).
- Profº Dr. Gustavo Severo de Borba (Diretor da Unidade de Graduação UNISINOS).

- Mediador: Profº Dr. André Fischer.

6

Coffee-break

Das 11h às 11h30.

7

Painel 1 – Diálogo e convergência entre universidades: A visão corporativa e mediação - parte 2

Das 11h30 às 13h. Com:
- Glaucimar Peticov (Diretora de RH Bradesco).
- Profº Dr. Armando Lourenzo (Reitor da Universidade Corporativa da EY e Professor da FGV e no MBA da FEA).
- Prof. Dr. Luciano Sathler (Reitor do Centro Universitário Metodista e Diretor do Colégio Metodista).

- Mediador: Profº Dr. André Fischer.

8

Almoço

Das 13h às 14h15.

9

Painel 2 – Desafios na Atração de novos talentos e da Diversidade nas Corporações

Das 14h15 às 15h30 - Com:
- Sofia Esteves (Fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos e Instituto SER+; Professora de MBA e Especialização de RH da FIA e FGV).
- Vanessa Lobato (Vice-presidente Santander Brasil) e Guilherme Bara (Gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO @ BASF).

10

Coffee break

Das 15h30 às 16h.

11

Rodas de Conversas Temáticas Simultâneas (apresentação de artigos)

Das 16h às 18h.

12

Segundo Dia

13

Welcome coffee e recepção

Das 08h30 às 09h.

14

Palestra - A revolução da força de trabalho

Das 9h às 10h20 - Com:
- Claudia Costin (FGV EBAPE. Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ).

15

Coffee-break

Das 10h20 às 10h50.

16

Painel 3 - Educação para a Construção de Valores na Cidadania

Das 10h50 às 12h30 - Com:
- Profª Dra.Claudia Forte (Superintendente da AEF-Brasil e Profª pesquisadora nos cursos de graduação e lato sensu do Mackenzie).

- Mediador – Profª Dra.Marisa Eboli (Coordenadora de Projetos e Professora da graduação e do mestrado profissional da FIA).

17

Almoço

Das 12h30 às 13h50.

18

Painel 4 – Tema: Metodologias, Tecnologias e Tendências

Das 13h50 às 15h50. Com:
- Profº Dr. Henrique Heidtmann (Chefe do Centro de Graduação FGV/EBAPE e Presidente da ANGRAD).
- José Caetano de Andrade Minchillo (Diretor Gestão de Pessoas do Banco do Brasil).
- Marcelo Lopes (Diretor de Tecnologia Educacional da Foreducation EdTech).
- Dr. Francisco Mendes (CEO Ba-Guá-Edu e Agente de Transformação).
- Fabio Zsigmond (Co-Fundador do espaço de aprendizagem Mundo Maker).

Mediador – Profª Dra. Luci Ferraz (Consultora Especialista em Tecnologias e Metodologias Educacionais e Professora tutora, mentora e orientadora do FGV/EBAPE e FGV/IDE).

19

Coffee break

Das 15h50 às 16h10.

20

Palestra Final – Internacional

Das 16h10 às 17h30. Com:
- Annick Renaud-Coulon's Coulon (Especialista mundial em Universidades Corporativas, Fundadora e Presidente da GlobalCCU, o Conselho Global de Universidades Corporativas).

21

Entrega dos Prêmios // Painel de Encerramento – Conclusões e Agenda de continuidade

.Das 17h30 às 18h15.

Metodologia

Palestras de profissionais atuantes no mercado e especialistas no assunto.

Público Alvo

Profissionais em geral do meio corporativo, com ênfase no público das universidades corporativas e nos próprios funcionários que queiram narrar suas experiências em formação corporativa / extensão universitária;
Estudantes de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Pedagogia e demais interessados (públicas e privadas);
Docentes e pesquisadores em Administração de Empresas.

Palestrantes

Humberto Maturana é co-fundador, co-diretor, escritor, investigador e docente do Instituto de Formação Matriztica, do Chile. Estudou Medicina no Chile e Biologia na Inglaterra e Estados Unidos, doutorando-se em Biologia na Universidade de Harvard, desenvolvendo inovadores trabalhos científicos no MIT. Autor de títulos consagrados em todo o mundo, como: A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana (2011); Cognição, ciência e vida cotidiana (2014); Emoções e Linguagem na Educação e na Política (1998); entre outros.

Ximena Paz Dávila Yáñez é co-fundadora e co-diretora do Instituto Matríztico, do Chile. Estudou orientação nas relações humanas e familiares com ênfase em relações de trabalho no Instituto Carlos Casanueva co-criador da Biologia Cultural. Ximena refere que sua experiência de vida e o trabalho com a dor e o sofrimento relacional conduziu seu olhar para a trama relacional do conviver humano, o que a fez deparar-se num certo momento com a descoberta de que toda a dor e sofrimento pela qual se pede ajuda é de origem cultural. O desenvolvimento deste processo levou à compreensão acerca da trama relacional da existência humana, que deu origem ao que Humberto e Ximena chamam de matriz biológico-cultural da existência humana, noção do qual evocam a dinâmica biológico cultural da origem, realização e conservação do humano.

Armando Lourenzo é reitor da Universidade Corporativa da EY, a EYU, Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos (FEA/USP). Professor da FGV e no MBA da Fundação Instituto Administração – FEA – USP; Possui mais de 20 anos de experiência profissional focados em gestão de pessoas, reestruturação organização, Implantação de Cursos de Pós Graduação e MBA. Autor de livros e artigos na área de negócios. Presidente do Instituto Ernst & Young

Gustavo Severo de Borba é Diretor da Unidade de Graduação da Unisinos. Pós-doutorado pela Escola de Educação do Boston College; doutorado e mestrado em Engenharia UFRGS graduação em Engenharia Elétrica pela UFSM especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Design e Diretor da Unidade Acadêmica de Graduação da Universidade da Unisinos. Líder do grupo de pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. É embaixador do TEDx no Brasil.

Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na UFPE, professor colaborador do mestrado em design de artefatos digitais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, bolsista de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq em pesquisas sobre aprendizagem na cultura digital e coordenador de ciência e inovação da Joy Street.

Sofia Esteves é Fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos; Professora de MBA e Especialização de RH da FIA e FGV; Comentarista e Colunista de Carreira da GloboNews, Valor Econômico, HSM, Exame e Veja.Com. Membro do Conselho de várias organizações, como Instituto SER+, Fundação Porto Seguro, Comitê de Gestão de Pessoas da Endeavor e Samsung. Especialista e Pesquisadora sobre Tendências de Gestão de Pessoas. Autora de vários livros sendo o último: “Sua Carreira” - Coleção Conta Corrente – GloboNews.

Claudia Costin é Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre outras funções, Diretora Global de Educação do Banco Mundial, Secretária Municipal de Educação do RJ, Ministra do Ministério da Administração, Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita, Secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e Secretária de Estado da Cultura do governo de SP. Profª convidada da Universidade de Harvard, da Universidade de Québec e consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Doutorado em Gestão, Mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV/EAESP. É professora universitária, atualmente na FGV/EBAPE, tendo também ensinado na FGV/EAESP, INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.

Claudia Forte é Superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil. Graduada e Mestre em Administração de Empresas, Doutora em Integração da América Latina, pela USP em 2006. Profª pesquisadora nos cursos de graduação e lato sensu do Mackenzie. Integrante do corpo de pesquisadores/consultores do PNUD, atuando no desenvolvimento de microfinanças, microcrédito, inclusão social, educação financeira e desenvolvimento regional. Conselheira e vice-presidente de Relações Externas do Conselho Regional de Administradores de São Paulo.

Francisco Amancio Cardoso Mendes é Doutor em Educação e Físico de formação pela USP; habilitado em Microeletrônica pela Escola Politécnica (USP) e Mestre em Tecnologia Educacional pela UNESP/USP. Pesquisador Associado aos Grupos de ECCo do Instituto de Física da USP e Digit-M-Ed vinculado ao LAEL da PUC-SP. Assessor Educacional em Coordenação de projetos que envolvam área educacional.

Marcelo de Freitas Lopes é Diretor de Tecnologia do Grupo Weducation e Sócio Fundador da Foreducation Edtech, empresa Google Edu Partner. Biólogo e Educador que se dedica em melhorar a qualidade do ensino através da formação de professores do Ensino Básico e Superior. Sempre acreditou no potencial da tecnologia no campo educacional, onde se especializou. Atuou na área de Robótica Educacional, sendo vice-campeão mundial nas competições de Atlanta.

Luci Ferraz é Especialista em Tecnologias Educacionais - Presencial e a Distância. Doutora e Mestre em Comunicação e Educação (ECA/USP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Professora tutora, mentora e orientadora do FGV/EBAPE e FGV/IDE. Membro do NCE, ECA/USP.

Henrique Heidtmann é Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP. Professor e pesquisador da FGV/EBAPE, chefe do centro de graduação FGV/EBAPE. Especialista em metodologias ativas com foco na aprendizagem, especialmente, com PBL. Presidente da Associação Nacional Dos Cursos De Graduação Em Administração (ANGRAD).

Aproveite o valor com desconto até 31 de agosto!

Valor promocional de R$ 1.975,00 para não associados e R$ 1.682,00 para associados até dia 31 de Agosto! Após esta data, o valor de inscrição será R$ 2.290,00 para não associados e R$ 1.950,00 para associados.

Mais Informações

1º PRÊMIO INFI-FEBRABAN | MELHORES ARTIGOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA E ACADÊMICA

Estudantes das universidades acadêmicas e universidades corporativas poderão submeter trabalhos, baseados nos eixos do Encontro, que serão selecionados para apresentação.

- Premiação de até R$ 12.000,00.

- Prazo para envio dos trabalhos: de 24 de julho a 30 de agosto de 2017.

- Mais informações, acesse o Regulamento: https://www.infi.com.br/lp/infi-universidade/docs/premio_infi_regulamento_final.pdf.

Tem interesse no curso?

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Aproveite o valor com desconto até 31 de agosto!

Valor promocional de R$ 1.975,00 para não associados e R$ 1.682,00 para associados até dia 31 de Agosto! Após esta data, o valor de inscrição será R$ 2.290,00 para não associados e R$ 1.950,00 para associados.

Turmas em aberto

Inicio: 17/10 a 18/10/17

FEA - USP | Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010 - São Paulo, SP

Carga Horária
16h
Horário
08h30 às 18h
Em Até 12X R$ 140,17 s/ juros
para associados
Total R$1.682,00
Em Até 12X R$ 164,58 s/ juros
para não associados
Total R$1.975,00

Receber aviso de nova turma

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL