Cursos de Curta Duração

FUNDAMENTOS DE COMPLIANCE

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Objetivo

Promover o desenvolvimento de competências para o profissional de Compliance e para aqueles que necessitem se relacionar com a função de Compliance.
Para isso serão considerados: (a) fundamentos da atividade de compliance; (b) tratamento de temas especiais como Prevenção à lavagem de dinheiro e ao terrorismo e Prevenção à corrupção; (c) atividade de monitoramento; (d) relacionamento interno e externo; (e) políticas, procedimentos, manuais e comunicação; e (f) perfil do profissional de Compliance.

Programa

1

Fundamentos de Compliance

Características da função.
O quadro regulatório: leis e normas externas e normas internas
Prevenção e tratamento de deficiências.
Fronteira de atuação.
Comitê de novos produtos.
Compliance como proteção da organização.

2

Temas especiais

Prevenção à lavagem de dinheiro e ao terrorismo.
Prevenção à corrupção.
Código de ética e de conduta.
Canal de denúncias.

3

Atividade de monitoramento

Gestão regulatória: estoque X novas regulações.
Avaliação, acompanhamento, indicadores e reporte.

4

Relacionamento interno e externo

Localização de Compliance na estrutura organizacional: linhas de defesa.
Relacionamento com Conselho de Administração, diretoria e comitês.
Relacionamento com Auditorias Interna e externa e outras áreas de controle.
Relacionamento com áreas de negócio.
Relacionamento com autoridades de supervisão.

5

Comunicação e Cultura

Políticas, procedimentos e manuais.
Ações de comunicação e diálogo.

6

O profissional de Compliance

Desafios da função e perfil do profissional de Compliance

Metodologia

O curso será realizado presencialmente, com apresentação de conceitos e melhores práticas de mercado.
Haverá utilização de dinâmicas de grupo para fixação dos temas tratados, seja por meio de simulações, seja com utilização de casos reais.

Competências Desenvolvidas

Compreensão da função de Compliance.
Compreensão sobre os desafios dos ambientes interno e externo de relacionamento da função de Compliance.
Desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional de Compliance, como: Comunicação, Diálogo e Gestão de Conflitos.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos. O curso é dirigido a profissionais que queiram iniciar seus trabalhos na área, profissionais que iniciaram os trabalhos, mas não possuem experiência sobre o assunto, bem como outros profissionais que necessitem de conhecimentos sobre o tema.

Público Alvo

Dirigido aos profissionais da área de governança, compliance e controles internos; administradores em geral, membros de conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de apoio; controllers; auditores, advogados, gestores de negócios, gestores de fundos de investimento e acionistas. Profissionais que queiram atuar em áreas relacionadas ou que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre ges

Docente

Carlos Donizeti Macedo Maia

Consultor para temas do Sistema Financeiro e de Governança. É Conselheiro certificado e membro da Comissão de Governança em Instituições financeiras do IBGC. Atuou no Banco Central do Brasil, onde foi Chefe do Departamento de Supervisão Bancária e Consultor da Diretoria, bem como representante em diversos grupos do Comitê de Basileia e do Financial Stability Board. Colaborou para o Banco Santander (Brasil) S.A. como Superintendente Executivo de Public Policy, atuando sobre a agenda regulatória e relacionamento com autoridades. Tem Mestrado em Economia, Doutorado em Política e MBA em Controladoria, tendo sido professor de Economia da PUC-SP.

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

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