Cursos de Curta Duração

Gestão Integrada do Relacionamento com o Cliente e Usuário do Sistema Financeiro

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Objetivo

Apresentar ferramentas para possibilitar a gestão do relacionamento com o cliente e usuário do sistema financeiro, com base na Resolução CMN/Bacen nº 4.539/16, que instituiu a política de relacionamento com clientes e usuários de forma integrada com as regras da Autorregulação Bancária da Febraban, com enfoque especial na adequação de produtos e serviços e aos públicos, potencialmente, vulneráveis.

Programa

1

Introdução aos Principais Produtos Bancários de Crédito e Investimento

I. Produtos de Investimento:
• O processo de adequação do investimento ao perfil de risco de cada investidor (suitability);
• Conceituação dos principais produtos de investimento;
• Caderneta de Poupança Pessoa Física;
• Certificado de Depósito Bancário;
• Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio;
• Programa Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais;
• Conceito de Fundos de Investimento.

II. Produtos de Crédito:
• Conceituação dos principais produtos de crédito:
• Segmento pessoas físicas;
• Cheque Especial;
• Empréstimo Pessoal;
• Crédito Consignado;
• Crédito Direto ao Consumidor – Veículos;
• Financiamento Imobiliário;
• Segmento pessoas jurídicas;
• Capital de giro e Hot Money;
• Cheque Empresa e Conta Garantida;
• Antecipação de recebíveis (duplicatas, cheques pré-datados e venda a prazo por cartão de crédito);
• Financiamento de veículos e equipamentos.

2

Oferta de Produtos Bancários

As instituições devem assegurar a consistência de rotinas e de procedimentos operacionais afetos ao relacionamento com clientes e usuários, bem como sua adequação à política institucional de relacionamento.
• Concepção de produtos e de serviços;
• Oferta, recomendação, contratação ou distribuição de produtos ou serviços;
• Requisitos de segurança afetos a produtos e a serviços;
• Cobrança de tarifas em decorrência da prestação de serviços;
• Divulgação e publicidade de produtos e de serviços;
• Sistemática de cobrança em caso de inadimplemento de obrigações contratadas;
• Extinção da relação contratual relativa a produtos e serviços;
• Liquidação antecipada de dívidas ou de obrigações.

3

Concessão de Crédito

Avaliação e visão integrada do Risco de Crédito:
• Ciclo de Risco de Crédito;
• Cadastros PF e PJ – Bureaus;
• KYC – PEP – Prevenção contra Fraudes;
• Momento e etapas da Concessão;
• Risco Operação – conceito;
• Classificação da Operação;
• A Política de Crédito: Conceito, Importância, Necessidade e Controles;
• Os tomadores de Crédito PF e PJ:
- Risco de Crédito PF;
- Forma Estatística – Conceito;
- Credit Scoring;
- Behaviour Score;
- Credit Scoring x Behaviour Scoring;
- Risco de Crédito PJ;
- Risk Rating - Definição;
- Dimensão Quantitativa;
• Método Qualitativo - Avaliação Julgamental:
- Avaliação de Crédito – Julgamental;
- Fundamentos de Crédito;
- Os C's do Crédito;
• Estruturação da Operação de Crédito:
- As operações de crédito: Curto e longo prazo;
- Modalidades: Capital de Giro, Investimentos e Fluxo de Caixa;
• Recuperação de Crédito:
- Conceitos;
- Créditos problemáticos;
- Sinais de créditos problemáticos;
- Relatórios de Gestão.

4

Legislação Consumerista

• Apresentação da Resolução CMN/Bacen nº 4.539/16 à luz do Código de Proteção e Defesa do Consumidor;
• Apresentação dos normativos nº 17, 23 e 24 do Sistema de Autorregulação bancária à luz do Código de Proteção e Defesa do Consumidor;
• Da oferta de produtos bancários;
• As instituições devem assegurar a consistência de rotinas e de procedimentos operacionais;
• Afetos ao relacionamento com clientes e usuários, bem como sua adequação à política;
• Institucional de relacionamento;
• Concepção de produtos e de serviços;
• Oferta, recomendação, contratação ou distribuição de produtos ou serviços;
• Requisitos de segurança afetos a produtos e a serviços;
• Cobrança de tarifas em decorrência da prestação de serviços;
• Divulgação e publicidade de produtos e de serviços;
• Sistemática de cobrança em caso de inadimplemento de obrigações contratadas;
• Extinção da relação contratual relativa a produtos e serviços;
• Liquidação antecipada de dívidas ou de obrigações.

Metodologia

Descrever a metodologia adotada.
• À distância (e-learning)
Quais recursos instrucionais planejados e dinâmicas desenvolvidas para o curso:
• Estudos de casos;
• Dinâmicas grupais;
• Pré-work;
• Exercícios dirigidos;
• Jogos.

Pré-requisitos

Não há.

Público Alvo

Pessoas que comercializam produtos bancários, com a concessão de crédito, com recuperação de crédito, que atendem consumidores e usuários do sistema financeiro e envolvidos em canais de solução de problemas (como SAC e Ouvidoria) no sistema financeiro; Público em geral.

Docentes

Elisangela Peña Munhoz

Docente

Mediadora de Conflitos, Advogada, Professora e Consultora. Título de mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo pesquisando o papel do mediador de conflitos. Bolsista CAPES (2015). Advogada formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2000), atuante no direito civil (consumidor e família, em especial). Consultora do Instituto Febraban de Educação, ministrando cursos na área de contratos e direito do consumidor.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/elisangelamunhoz/

Ricardo Escolá

Docente

Administrador de Empresas pela EAESP/FGV. MBA junto à New York University. Larga experiência na área financeira, com mais de 30 anos de experiência teórica e prática no mercado nacional e internacional. Assessor de várias Empresas e Conglomerados de médio e grande porte, dos setores financeiro, industrial e comercial, na intermediação de negócios internacionais e aplicações financeiras. Docente especialista em Cursos de Macroeconomia, de Finanças, de Cartões e Comércio Internacional junto a diversas Instituições de Ensino.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/ricardo-escol%C3%A1-44881821/

Mário Morishita

Docente

Tem pós-graduação e MBA em Finanças, bacharel em Administração de Empresas e Direito. Possui experiência profissional com mais 30 anos no mercado financeiro, executivo das áreas de concessão de crédito e cobrança. É docente por mais de 25 anos nos cursos de Graduação, MBA e Pós Graduação em escola de negócios. É consultor da INFI FEBRABAN e consultor e palestrante no Cooperativismo de Crédito.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/mariomorishita/

Armando Tosi

Docente

Graduado e pós-graduado em ciências contábeis. Aprovado nas certificações CGA, CFP®, CNPI CFA Investment Foundations®, CEA, CPA-20, CPA-10, PQO, CA 600, SUSEP e FBB 300. Exerceu por 18 anos atividades técnicas e gerenciais em bancos nacionais e estrangeiros. Há 22 anos, como consultor independente, desenvolve programas de treinamento nas áreas de crédito, contábil, certificações financeiras, mercado financeiro e de capitais. É autor de livros de matemática financeira publicados pela Editora Atlas.

Mais informações: www.linkedin.com/in/armandotosi

Carga Horária

15 horas

Mais Informações

O curso esta programado para os dias: 27 e 29/SETEMBRO, 04, 06 e 07/OUTUBRO - das 19:00 as 22:00hs.

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Carga Horária

15 horas

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Av. Brigadeiro Faria Lima, 4300 - 4º andar - Itaim Bibi - São Paulo, SP

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