Cursos de Curta Duração

Finanças e Sustentabilidade: Impacto Sobre o Desempenho e Disclosure para o Mercado

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

Capacitar profissionais de áreas de finanças e de sustentabilidade de empresas a compreender o impacto potencial das questões socioambientais e de governança corporativa sobre o desempenho financeiro das empresas, bem como promover a integração destas questões à estratégia, gestão e ferramentas de disclosure ao mercado.

Programa

1

Módulo I: A Sustentabilidade e o desempenho financeiro das empresas

A Sustentabilidade e o Modelo Econômico Tradicional
Evolução no Debate do Desenvolvimento Sustentável
Impactos sobre o desempenho das empresas
Riscos Socioambientais
A Sustentabilidade como vantagem competitiva

2

Evolução do arcabouço legislativo e regulatório

Contexto brasileiro e internacional
Resolução 4327/2014 do Banco Central
Acordos voluntários do setor empresarial e financeiro

3

Impacto sobre o desempenho financeiro das empresas

Evidências e exemplos de mercado
Estudo de caso: impacto de eventos adversos e favoráveis sobre linhas do balanço e resultado

4

Módulo II: Comunicação ao mercado

Ferramentas de relato de sustentabilidade
GRI
Relato Integrado
SASB
Outras iniciativas

5

Integração de informações socioambientais às ferramentas tradicionais de relato

Demonstrações Financeiras
Release de Resultados
Formulário de Referência
Formulário 20-F
Outras Ferramentas

6

Atividade prática

Análise de ferramentas de reporte da própria empresa para estudo de integração de informações socioambientais e de governança corporativa (atividade customizada para setor de atuação e empresa contratante)

Metodologia

Aula expositiva: serão apresentados os principais conceitos relativos às questões de finanças sustentáveis, ferramentas de reporte e formas de integração de questões socioambientais às peças de comunicação da instituição.
Atividades práticas: serão apresentadas atividades e dinâmicas para interação dos participantes, trocas de experiências e geração de conhecimento a partir dos conceitos apresentados na aula expositiva, por meio de atividades como as listadas a seguir
Debates e discussões orientadas: apresentação de situações práticas do cotidiano financeiro para discussão em grupo e debate de ideias e conceitos pelos participantes
Estudos de caso: discussão de casos práticos e apontamento de soluções ou práticas relativas aos conceitos debatidos nas aulas expositivas

Competências Desenvolvidas

- Capacitar e engajar os profissionais das instituições financeiras para implementar atividades socioambientais às ferramentas de reporte já existentes, bem como acessar novos formatos e metodologias para reportar questões socioambientais ao mercado.

- Desenvolver a competência de análise crítica para integração de informações socioambientais aos relatórios existentes das instituições.

Público Alvo

Profissionais de áreas de finanças, controladoria, RI, sustentabilidade, entre outras áreas de negócio de empresas ou instituições financeiras

Docente

• Maria Eugênia Buosi: economista, graduada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e mestre em finanças pela Universidade de São Paulo – USP. Iniciou sua carreira como auditora de informações financeiras pela Ernst & Young, e em 2006 ingressou na equipe de gestão de investimentos responsáveis do ABN AMRO Asset Management. A partir da fusão com o Banco Santander Brasil em 2008, atuou como especialista em investimentos responsáveis para a gestora e representante em grupos e fóruns relativos ao tema, como os Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas. Desde 2011 atua como consultora na área de finanças sustentáveis, e é sócia da Resultante Consultoria Estratégica.

• Bruno Youssif: Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, já atuou como auditor da PricewaterhouseCoopers - PwC e é empreendedor no varejo. Possui experiência na implementação de estrutura de governança para a sustentabilidade, indicadores de sustentabilidade (ISE, DJSI, GRI, CDP), melhores práticas e aspectos ASG de impacto aos negócios de diversos setores, tendo atuado na área de Sustentabilidade Banco Santander por cerca de 2 anos. Atua desde 2011 como consultor em finanças sustentáveis, sócio da Resultante Consultoria Estratégica.

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL