Cursos de Curta Duração

Introdução às Inovações tecnológicas e as novas regulamentações: oportunidades e impactos nos negócios

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

Identificar as principais inovações tecnológicas com potencial disruptivo no Sistema Financeiro, compreendendo o contexto em que essa disrupção pode ocorrer. Avançar na reflexão sobre possíveis mudanças no ambiente concorrencial e de negócios, identificando novos players relevante nos mercados financeiro e de pagamentos. Aprimorar o entendimento sobre a como regulação financeira brasileira tem lidado e pretende lidar com a crescente transformação de todo ecossistema.

Que sistema financeiro teremos em 2030? Quem serão os principais players? Como serão viabilizados os pagamentos? Qual será o perfil dos clientes e o que eles buscarão? Que tecnologias de fato apresentarão potencial disruptivo para o atual modelo de negócios de bancos e demais intermediários financeiros? Como a regulação estará adaptada ao mundo digital? Certamente não temos respostas para todas essas perguntas, mas as tendências e os atuais movimentos do mercado podem nos trazer bons indicativos sobre o que esperar para o futuro. Open Banking, Pagamentos Instantâneos, Criptoativos, E-Wallets, BigTehcs, Bank as a Service (BaaS) e muitos outros termos e temas como esses vêm povoando as listas de ameaças e oportunidades debatidas em nossas organizações. Neste workshop, bancos, Instituições de Pagamentos e Reguladores terão a oportunidade de debater juntos sobre as tendências e perspectivas futuras do negócio bancário, examinando os grandes temas que precisam ser considerados nas definições estratégicas das organizações financeiras brasileiras.

Programa

1

Inovações tecnológicas e o sistema financeiro: apresentando uma visão geral sobre oportunidades, novos riscos, novas regulações e seus impactos no ambiente de negócios.

2

Novos players no ambiente concorrencial: Bancos digitais, Fintechs, BigTechs e Ecosystem owners.

3

Novas tecnologias, novos modelos de negócios, novos riscos e novas regulações: o que já temos no mercado.

4

Ecossistema de meios de pagamentos e as inovações: pagamentos instantâneos

5

Libra e demais criptoativos: como bancos e reguladores lidarão com essa nova realidade.

6

Blockchain e suas implicações nos modelos de negócios (Overview).

7

Open banking: regulação e possíveis impactos na estrutura de mercado.

8

Apresentação de casos práticos.

Metodologia

Aula expositiva, com a inserção de provocações para o debate aberto entre os participantes.

- Formato à distancia (parte por web aula e parte presencial opcional): com Aplicação de Web aula, na plataforma de transmissão a distancia, proporcionando ao aluno maior flexibilidade.
- O instrutor conduzirá a aula ao vivo apresentando slides e exercícios. Além disto, você poderá interagir em tempo real usando microfone ou chat.
- Nosso webinar é uma ferramenta fácil de usar, proporciona ao aluno maior flexibilidade para participar em tempo real das aulas de onde estiver usando notebook, celular ou tablete.
-Uso de ferramenta interativa;
- Apresentação de casos práticos;

Competências Desenvolvidas

Compreender como a dinâmica de inovações tecnológicas e novos modelos de negócios trazem oportunidades e ameaças que precisam ser avaliadas na definição estratégica das organizações financeiras.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Público Alvo

Profissionais de todas as áreas bancárias e financeiras, estudantes de economia, administração e finanças, consultores, consultorias, advogados, instituições financeiras e profissionais Independentes que busquem acompanhar e debater as rápidas e profundas mudanças no sistema financeiro global, relacionadas com a crescente digitalização dos negócios.

Docente

1

Fábio Lacerda Carneiro - Banco Central do Brasil

Economista e Professor

Economista e Professor atuante em diferentes instituições de ensino, é Mestre em Finanças pela EAESP/FGV, Especialista em Economia do Setor Bancário pela FEA/USP e mais recentemente Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs, da Universidade de Harvard (USA). Atua como Short Term Expert no Fundo Monetário Internacional, especializado em matérias relacionadas com supervisão e regulação financeira. Possui experiência profissional no Banco Central do Brasil (BCB), onde já atuou nas áreas de Regulação, Supervisão e Resolução Bancária. Atualmente tem como principal foco de pesquisa os diferentes impactos das inovações tecnológicas sobre os sistemas financeiro e de pagamentos.

Mais Informações

Carga horária: 6 horas/aula
Data prevista: 28 e 29 de novembro
Horário: Das 19hrs às 22hrs.

Tem interesse no curso?

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Turmas em aberto

Inicio: 28/11 a 29/11/19

INFI-FEBRABAN - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º Andar - Pinheiros - SÃO PAULO, SP

Carga Horária
6h
Horário
19h às 22h
R$ 1.350,00
para associados
R$ 1.590,00 para não associados

Receber aviso de nova turma

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL