Summits

Summit Auditoria Interna no Cenário de transformações Digitais

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

As grandes transformações digitais estão impactando diversos setores das instituições assim como a Auditoria Interna. Diante disso, a auditoria interna tem evoluído para lidar com riscos mais complexos das organizações, mas ainda possui grandes desafios para acompanhar este novo cenário.

Além disso, o papel do auditor interno tem grande importância, pois em qualquer organização, existem inúmeras áreas nas quais a objetividade, a perspectiva, o senso analítico, e as habilidades do auditor interno auxiliam os stakeholders e proporcionam conhecimentos valiosos, para adicionar valor e melhoria nas operações da instituição.

Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as melhores práticas com especialistas do assunto.

Programa

1

Welcome coffee e recepção

Das 8h às 8h30.

2

Abertura

Das 8h30 às 8h40. Com: Sr. Eli Silva (Assessor Técnico da FEBRABAN).

3

Palestra: Disrupção Digital e Serviços Financeiros

Das 8h40 às 10h10 - Com: Sr. Carlos Vianna (Management Consulting Lead for Financial Services LatAm da Accenture).

- Moderador: Sr. Ivo Cairrão (Sócio Fundador da Iaudit – Consultoria Empresarial).

• Overview sobre o cenário de transformação Digital no mundo;
• Cloud, robótica, analytics, computação cognitiva, blockchain, Cyber;
• Desafios das instituições financeiras o desafio das escolhas dos processos;
• Disseminação do uso de apps em celulares x tentativas de fraudes (mesma via).

4

Coffee break

Das 10h10 às 10h30.

5

Painel: Digitalização e os impactos no processo de auditoria

Das 10h30 às 12h10 - Com: Sr. Teófilo Sette (Superintendente de Compliance, Riscos e Controles Internos do Banco Inter) e Sr. Jeferson Ricardo Garcia Honorato (Superintendente Executivo do Next Banco Digital do Bradesco) e Sra. Renata Geiser Mantarro (Superintendente Executivo do Banco Bradesco – Auditoria Interna).

Moderador: Sr. Aureli Carlos Balestrini (Auditor Geral do Banco do Brasil).

- Cenário de auditoria;
- O que as instituições tem feito em termos de auditoria no processo de inovação digital;
- Quais são os riscos nos processos digitais e o papel do auditor;
- Quais são os impactos;
- Transformação digital e transparência;
- Digitalização documental e seus impactos na rotina;
- Trabalho presencial X a distância;
- Como lidar com fraudes eletrônicas e reduzir a perda operacional;
- Como a AI dos bancos estão investindo;
- Como colher evidências nos "papéis de trabalho";
- Suporte Legal para "enquadrar" fraudadores via meio digital. Pericia nas máquinas;
- Como utilizar data analytics para aprimorar os trabalhos de auditoria.

6

Almoço

Das 12h10 às 13h40.

7

Palestra: Papel do Auditor na era de grandes transformações digitais

Das 13h40 às 15h20 - Com: Fábio Lacerda (BACEN DESUP), Sr. Guilherme M. Yanaka (Analista do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil) e Sr. Rodrigo Mendes (Sócio da Consultoria de Riscos do Mercado Financeiro da Deloitte).

Moderador: Sr. Emerson Macedo Bortoloto (Diretor de Auditoria Interna do Itaú-Unibanco e Diretor Setorial Adjunto de Auditoria Interna da FEBRABAN).

- Como auditar metodologias ágeis.
- Habilidades de Pensamento Crítico para os auditores.
- Novas competências que o auditor precisa desenvolver
- Desafios de capacitação para os gestores de auditoria e retenção de talento.
- Quais são os pontos de atenção que precisa se atentar?
- Como utilizar metodologias ágeis nas atividades e trabalhos de auditoria.
- Treinamentos digitais mínimos necessários para a Auditoria

8

Coffee break

Das 15h20 às 15h40.

9

Painel: Case bancos | Experiência das Instituições Financeiras em Auditoria Interna

Das 15h40 às 17h10 - Com: Sr. Daniel Vieira (responsável pelas auditorias do Banco Digital, PLD e Capital Markets do Banco Original), Emerson Bortoloto e Renato Pereira (Itaú-Unibanco), Renato Pereira (Gerente de Auditoria de Tecnologia no Itaú-Unibanco) e Sra. Renata Geiser Mantarro (Superintendente Executivo do Banco Bradesco – Auditoria Interna).

Moderador: Sr. Paulo Sérgio Cavalheiro (Diretor do Banco Safra, responsável por Gestão de Riscos, Compliance e Ouvidoria, membro qualificado do Comitê de Auditoria da FEBRABAN).

- Apresentar as experiências dos bancos em auditoria Interna;
- Quais são as boas práticas;
- Expectativas;
- O que tem preocupado e quais são os desafios que as instituições tem identificado quais os caminhos a Auditoria Interna deve seguir;
- Como a AI dos bancos estão investindo e se preparando para o mundo digital;
- Meios de monitoramento automático, definidos no desenvolvimento e implantação novos sistemas/apps.

10

Encerramento

Das 17h10 às 17h15.

Metodologia

Palestras de profissionais atuantes no mercado e especialistas no assunto.

Público Alvo

A programação é destinada aos profissionais das áreas de Auditoria Interna e aos interessados no tema.

Palestrantes

- Adilson Fernandes da Conceição:
Gerente de Arquitetura Enterprise no Itaú Unibanco e responsável pelo centro de excelência em blockchain da instituição. Acumula 30 de experiência no setor financeiro, atuando nas áreas de cartão de crédito e seguros. É graduado em Tecnologia, com MBA em Gestão Executiva de Tecnologia e especialização em Gestão de Projetos pela FGV.

- Aureli Carlos Balestrini:
É Auditor Geral do Banco do Brasil. É graduado em História e em Direito e possui Especialização em Engenharia da Qualidade, MBA em Auditoria Interna e em Gestão de Riscos, além de Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Possui 20 anos de experiência em auditoria e atua como Conselheiro Fiscal na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, e como membro do Comitê de Auditoria da Cielo S.A.

- Daniel Vieira:
Formado em administração e contabilidade, com mestrado em gerenciamento de risco na Stern NYU, com módulos no Amsterdam Institute of Finance e na Hong Kong University of Science and Technology. É auditor certificado pela ACAMs. Iniciou a carreira na KPMG, atuou na auditoria do BankBoston e estruturou o departamento de Risco Operacional. Em 2005, na integração com Itaú, estruturou o departamento de Compliance, SOX, Risco Operacional para as unidades externas. Em 2008 foi transferido para os EUA onde atuou como head de auditoria para a região por 5 anos. Atualmente na equipe do Banco Original, é responsável pelas auditorias do Banco Digital, PLD e Capital Markets entre outras.

- Ivo Cairrão:
Sócio Fundador da Iaudit, há 18 anos; Ivo tem em seu histórico passagem em empresas como Arthur Andersen (2), Grupos Unibanco (13) e Safra (11) e Protiviti Inc (2), sempre atuando em Auditorias Interna e Externa, Gestão de Riscos Corporativos, Segurança das Informações, Compliance, PLD/FT e Antifraude e Anticorrupção. Ivo foi um dos principais articuladores da Comissão de Auditoria de Sistemas da Febraban, onde atuou em eventos internacionais, apoio ao primeiro GAFI FATF e apoio na estruturação técnica de diversos eventos de grande porte relacionados à Auditoria, Segurança das Informações, Compliance e Gestão de Riscos. Forte atuação na área educacional, em organizações de classe, em entidades privadas e Universidades.

- Jeferson Ricardo Garcia Honorato:
Superintendente Executivo do Next, Banco Digital Bradesco. Formado em Direito, Técnico em Processamento de Dados, MBA em Marketing e Finanças pela FIA/USP, Amana-Key Programa de Gestão Avançada APG Sênior, Programa de Negociação Avançada pela University Of California – Berkeley e PMD – Program for Management Development pela IESE Business School. Está há 28 anos na Organização Bradesco e participou, nos últimos anos, das principais implementações digitais feitas pelo Banco. Atuou no time, em 1995, que implementou o Bradesco Internet Banking (o primeiro Site do Brasil), bem como na implementação e gestão do Canal Mobile Banking e Redes Sociais. Em 2015 iniciou, conjuntamente com um time multidisciplinar, a jornada de ideação, desenho e construção do Next.

- Renata Geiser Mantarro:
Superintendente Executivo do Banco Bradesco - Auditoria Interna. Graduada Técnico de Processamento de Dados – Fundação Bradesco. Pós-Graduada em Comércio Exterior – Universidade Mackenzie. Possui MBA Tecnologia da Informação – Universidade de São Paulo, MBA International Management Program – Euromed Marseille / França, Pós-Graduada em Administração Estratégica / Universidade de São Paulo; Program for Management Development – IESE Business School – University of Navarra; Elos Essential Leadership Skills for Organization; MBA Gestão Estratégica de Negócios – FGV. Com 34 anos na Organização Bradesco, atuou há dezoito anos no Departamento de Auditoria Interna. Inicialmente realizei auditorias / inspeções em todas as áreas de Tecnologia da Informação da Organização Brasil e Exterior, atualmente respondendo pelas Auditoria Áreas Financeiras e Câmbio/ Unidades Exterior, Auditoria de Crédito, Contábil e Fiscal, Auditoria Grupo Segurador e Auditoria Produtos e Serviços e Auditoria Regulatória.

- Renato Pereira Almeida:
Gerente de Auditoria de Tecnologia no Itaú-Unibanco. Graduado em computação pela USP e com MBA em finanças pela FIA. Possui 12 anos de experiência em auditoria externa e interna, em empresas como PwC e Itaú. Certificado em ITIL, Cobit, ISO 27002 e Professional Scrum Master.

- Rodrigo Mendes:
Sócio da área de Business Risk da Deloitte, iniciou suas atividades em 1995. Participou de diversos trabalhos de gestão de riscos e Basiléia II / Solvência, implementação da Lei Sarbanes-Oxley, Seção 44, revisão de controles internos, Auditoria Interna, “due diligence” e revisão de sistemas. Desde 1998, vem atuando mais especificamente em trabalhos relacionados a “risk management” para indústria financeira, realizando trabalhos de diagnóstico e implementação de áreas de gestão de riscos, desenvolvimento de metodologias para quantificação de riscos operacionais, revisão de modelos de gestão de riscos de mercado, definição de indicadores para monitoramento contínuo de riscos. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Especialização em Administração de Instituições Financeiras - Banking - GVPEC – FGV. Pós-graduado em Administração, com especialização em Finanças, pela Fundação Getúlio Vargas, em 2005. CISA – Certified Information Systems Auditor (ISACA).

- Teófilo Sette:
Superintendente de Compliance, Riscos e Controles Internos do Banco Inter. Administrador de Empresas – Pós Graduado em Gestão Estratégica em Instituição Bancária e Financeira e também em Marketing – 33 anos de experiência em Instituições Financeiras.

Tem interesse no curso?

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Turmas em aberto

Inicio: 30/11

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485, torre norte, 12º andar, Auditório FEBRABAN. - São Paulo, SP

Carga Horária
8h
Horário
08h às 17h15
Em Até 12X R$ 81,67 s/ juros
para associados
Total R$980,00
Em Até 12X R$ 95,83 s/ juros
para não associados
Total R$1.150,00

Receber aviso de nova turma

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL