Instituto Febraban de Educação

Summits

Summit Educação Financeira Agregando Valor ao Negócio Bancário

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

Após apresentação do Banco Central sobre o projeto de ampliar relacionamento com as instituições financeiras, com o objetivo de articular ações de impacto positivo na gestão financeira dos brasileiros, foi decidido criar um evento setorial no intuito de promover maior alcance das ações de maneira coordenada, associando Educação Financeira agregada às boas práticas de negócios. Contribuindo assim o propósito da Agenda BC+ ao estimular o aculturamento do tema inserido no negócio.

Programa

1

Welcome coffee e credenciamento

Das 8h às 9h

2

Abertura

Das 9h às 9h20 - Com: Maurício Moura (Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania (DIREC) do Banco Central) e Alvir Hoffmann (Vice-Presidente Executivo da FEBRABAN).

3

Panorama sobre o Projeto Educação Financeira nas Instituições Financeiras

Das 9h20 às 10h20- Com: Luis Mansur (Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (DEPEF) do Banco Central) e Fábio Moraes (Diretor de Educação Profissional e Financeira)
- Apresentação do projeto Educação Financeira nas Instituições Financeiras, insights iniciais, exemplos de casos internacionais e próximos passos (Banco Central).
- Apresentação da evolução do tema Educação Financeira na FEBRABAN.

4

Coffee Break

Das 10h20 às 10h40

5

Painel 1: Governança: Educação financeira na cultura e nos negócios.

Das 10h40 às 12h - Com: Sergio Jose de Mesquita Gomes (Chefe de Divisão do Departamento de Supervisão de Conduta (DECON) do Banco Central), Denise T. Hills (Itaú-Unibanco) e Victor Rosa Marinho de Queiroz (Diretor de RH do Bradesco).

Mediador: Amaury Oliva (Diretor de Autorregulação e Relações com Clientes).

- O tema da educação financeira, hoje, não se restringe às áreas de responsabilidade social, há seu transbordamento para diferentes processos das instituições financeiras, como o desenvolvimento de novos produtos e o treinamento dos colaboradores internos. Este painel busca discutir as práticas e desafios na forma de organização do tema nas estruturas das instituições e seus impactos na cultura organizacional.

6

Almoço

Das 12h às 13h30

7

Painel 2: Educação Financeira e produtos bancários: aplicativos (apps).

Das 13h30 às 15h - Com: Paula Luciana Viana da Silva Lima Mazanek (Diretoria de Negócios Digitais do Banco do Brasil) e Pedro Assunção Rodrigues (Superintendente da Plataforma de Ativos – Pessoa Física do Santander).

Mediador: Fabio Lacerda Carneiro (Chefe-Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central).

- As ações de educação financeira das instituições financeiras tem se diversificado no Brasil e no mundo. De forma geral, iniciaram como ações voltadas para responsabilidade social e a imagem institucional; hoje se aproximam também dos produtos e serviços financeiros, visando agregar maior valor ao negócio. Nesse contexto, o painel 2 busca, por meio de casos práticos, mostrar como informações personalizadas e o uso da tecnologia podem agregar valor ao negócio e melhorar o relacionamento com os clientes.

8

Painel 3: Educação Financeira e produtos bancários: arquitetura de escolha e uso de nudges.

Das 15h às 16h30 - Com: Daniela Almeida Silva Nascimento, Superintendente Nacional da Estratégia de Clientes CAIXA.

Mediador: Fabio Lacerda Carneiro (Chefe-Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central).

As ações de educação financeira das instituições financeiras tem se diversificado no Brasil e no mundo. De forma geral, iniciaram como ações voltadas para responsabilidade social e a imagem institucional; hoje se aproximam também dos produtos e serviços financeiros, visando agregar maior valor ao negócio. O painel 3, a partir dos conceitos de economia comportamental, busca discutir estratégias que envolvam o uso de arquitetura de escolha e nudges nos produtos e serviços das instituições para auxiliar seus clientes na tomada de decisão e na melhor gestão financeira.

9

Coffee Break

Das 16h30 às 16h50

10

Painel 4: Ações coordenadas de educação financeira do setor financeiro.

Das 16h50 às 17h30 - Com: Mario Sérgio (Diretor de Sustentabilidade e Marketing da FEBRABAN) e Fábio Moraes (Diretor de Educação Profissional e Financeira).

- A realização de ações de educação financeira coordenadas pelo setor bancário brasileiro tem o potencial de alcançar parte expressiva da população e ao mesmo tempo atingir objetivos específicos do setor. Nesse painel serão apresentados exemplos de ações de educação financeira coordenadas já em andamento e também discutidos caminhos para uma agenda futura.

11

Wrap up

Das 17h30 às 17h50
- Resumo e fechamento do Summit Educação Financeira: agregando valor ao negócio bancário e apresentação do mural de fechamento dos painéis.

12

Encerramento

17h50

Metodologia

Palestras de profissionais atuantes no mercado e especialistas no assunto.

Público Alvo

Membros do GT de Educação Financeira, CONEF, Membros das Comissões de Sustentabilidade, produtos, Negócios, Ouvidoria, Gestão e Capacitação de Pessoas, BACEN e demais interessados no assunto.

Tem interesse no curso?

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Turmas em aberto

Inicio: 29/04

Espaço GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação - Rua Henrique Monteiro, 79 - Pinheiros - CEP 05423-020 (Próximo à FEBRABAN) - São Paulo, SP

Carga Horária
8h
Horário
09h às 18h
R$ 0,00 para não associados

Receber aviso de nova turma

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL