Notícias

Palestra Exclusiva com o Prof° Humberto Maturana e Pr...

Compartilhe o conteúdo desta página:

Palestra Exclusiva com o Prof° Humberto Maturana e Profª Ximena Yáñez

Vem aí o encontro que irá discutir as oportunidades de convergência entre a educação acadêmica e corporativa, e, seus impactos nos processos de formação profissional nas organizações e na construção da cidadania.

O pontapé inicial do encontro ficará a cargo do Profº Maturana e da Profª Ximena convidando os participantes, na Palestra Magna, a compreender o papel de transformação da educação na convivência entre os seres humanos.

“Nesta conferência, a Matríztica convida as pessoas a compreender que a educação é um processo de transformação na convivência e que toda aprendizagem que acontece respeita a forma como funcionamos como seres vivos e como seres humanos em nossa convivência, isto é, todo acontecimento se dá em um presente que está em contínua mudança ou a importância de nossas emoções com relação ao que ouvimos ou fazemos, acrescenta Maturana”.

Na mesma palestra, os educadores abordarão a importância da realização de uma reunião entre as universidades, buscando sinergias entre a formação acadêmica e corporativa:

“É importante haver esta colaboração entre as organizações e universidades sobre os processos de educação corporativa, porque os seres humanos habitam a maior parte de suas vidas, nos mundos entregam nas organizações, para que o conhecimento proposto, escolas ou centros de estudos façam sentido na condução das organizações e dos processos realizados (entendimento). A Transformação e a integração cultural propostas pelas escolas ou pensamentos devem fazer sentido nas organizações e na forma como impactam as comunidades e seu entorno, conclui”.

 

Profº Humberto Maturana

É co-fundador, co-diretor, escritor, investigador e docente do Instituto de Formação Matriztica, do Chile. Estudou Medicina no Chile e Biologia na Inglaterra e Estados Unidos, doutorando-se em Biologia na Universidade de Harvard, desenvolvendo inovadores trabalhos científicos no MIT. Autor de títulos consagrados em todo o mundo, como: A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana (2011); Cognição, ciência e vida cotidiana (2014); Emoções e Linguagem na Educação e na Política (1998); entre outros.

 

Profª Ximena Paz Dávila Yáñez

É co-fundadora e co-diretora do Instituto Matríztico, do Chile. Estudou orientação nas relações humanas e familiares com ênfase em relações de trabalho no Instituto Carlos Casanueva co-criador da Biologia Cultural. Ximena refere que sua experiência de vida e o trabalho com a dor e o sofrimento relacional conduziu seu olhar para a trama relacional do conviver humano, o que a fez deparar-se num certo momento com a descoberta de que toda a dor e sofrimento pela qual se pede ajuda é de origem cultural. O desenvolvimento deste processo levou à compreensão acerca da trama relacional da existência humana, que deu origem ao que Humberto e Ximena chamam de matriz biológico-cultural da existência humana, noção do qual evocam a dinâmica biológico cultural da origem, realização e conservação do humano.


Para saber mais sobre o 1º Encontro de Universidades, acesse: https://www.infi.com.br/cursos/1o-encontro-de-universidades/1o-encontro-de-universidades/IF-101475/1o-encontro-de-universidades-a-busca-pela-sinergia-entre-a-educacao-academica-e-corporativa 

 

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - Torre Norte - 12º andar - Pinheiros - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Todos os direitos reservados

Versão 1.20

11 3186.6962
11 4878.6964

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL